quinta-feira, 6 de junho de 2013

Modelo de Plano de Aula para o 6º ano

Plano de Aula

Série / ano: 6º ano / 7º ano – conforme as habilidades não atingidas pela turma pode-se          aplicar no 6º ano ou no 7º ano.


            Materiais utilizados:
·        Caderno do professor - 6ª série – Vol II – SA 1 – ATV 6
·        Paradidático: Objetivo - Auxiliar o aluno a compreender melhor o conceito de ângulo e algumas de suas propriedades, aplicando em situações práticas.
Para que serve a matemática? Editora Atual – Imenês, Jakubo e Lellis
Tema: Ângulos. O material está apresentado em histórias em quadrinhos e possui curiosidades, jogos, quebra cabeça, histórias. O livro apresenta exercícios práticos como manobra com skate, inclinação de aerofólios nos carros de Fórmula 1, a posição dos refletores para iluminação de um palco , inclinação de um canhão para atingir o alvo, melhor colocação de um jogador para acertar o gol, entre outras situações. Apresenta também caça ao tesouro dentro da sala e importância do ângulo nas viagens de avião e o erro fatal na queda do Boeing em Marabá em 1989.
Estratégias:
a)      Propor aos alunos a leitura do livro. Pedir que eles anotem eventuais dúvidas e questionamentos e tragam para as aulas, para que sejam solucionados.
b)      Pedir para que leiam e pensem em cada situação proposta e, se possível, tenham ao alcance um transferidor e esquadros, para que visualizem algumas situações propostas no livro.
c)      Dividir a sala em equipes de, no máximo, três alunos. Decidir com as equipes a melhor forma de dividir as situações propostas no livro, para que cada equipe resolva uma e apresente para o restante da sala, da forma que achar mais conveniente (cada equipe escolhe a que mais gostou após a leitura ou sorteio).
d)      Negociar datas para as apresentações, para que todos se envolvam na atividade, sem empecilhos, como provas ou outros trabalhos que tenham para entregar no mesmo dia.
e)      Reserve duas aulas para as apresentações e devolutivas.
                        As seções deste volume são as seguintes:

Título
Assunto
1
O skatista
Ângulo reto e ângulo raso
2
Esquadro de papel
Construindo e usando um esquadro de papel
3
Espiral sem fim
Ângulo de 45º
4
Robô Cop V
Ângulos e direção
5
Localização do tesouro
Uso do transferidor
6
Indo o mais longe possível
Ângulos e alcance máximo
7
Iluminação do palco
Ângulo inscrito de 90º, holofotes
8
Batalha-naval
Variação com ângulos do jogo tradicional
9
Fórmula 1
Ângulo ótimo
10
Desenhos no microcomputador
Ângulos e direção
11
Ângulo de visão
Ângulo de visão
12
Sua companheira inseparável
Sombras
13
A queda de um Boeing
Medidas de ângulos
14
Said Essa
Ângulo de visão
15
A Lua segue meu carro
Ângulos e direção
16
Mosaicos
Polígonos e ângulos
17
Vazão máxima
Inclinação

Alguns são apenas textos com comentários e aplicações dos conceitos. Outros têm um problema proposto. É interessante propor às equipes que resolvam e tragam a solução para a turma.
Atividade
Apresentação pelas equipes, compostas de no máximo três alunos, de cada situação proposta no livro. Os alunos devem apresentar a situação e a solução encontrada.
Tal apresentação pode ser feita com cartazes, slides ou os alunos podem até reproduzir em sala de aula ou outro ambiente a situação proposta pelo livro.


Tema – ângulos
·                    Lateralidade
·                    Giros
·                    Construção
·                    Frações
Objetivo Geral: possibilitar ao aluno reconhecer ângulos como mudança de direção ou giros, identificando ângulo reto e não reto.
1)                 Recursos
a.                  Narrativas -
b.                  Materiais – malha quadriculada, régua, transferidor, compasso. 
c.                  Tecnológicos – vídeos e jogos
2)                 Procedimentos
ATIVIDADE 1 – explorar as ideias sobre ângulos
·                    Você já ouviu a palavra ângulo? Em que situações?
Em seguida, propor a seguinte atividade:
ATIVIDADE 2 – propor a brincadeira do robô com o objetivo de diagnosticar a descrição e a localização e a movimentação de pessoas ou objetos no espaço, em diversas representações gráficas, dando informações sobre pontos de referencia e utilizando vocabulário de posição (direita / esquerda, acima / abaixo, entre, em frente / atrás).
ATIVIDADE 3 – propor o registro das situações encontradas, ou seja, por meio das problematizações o aluno poderá analisar e sintetizar as ideias apresentadas.
ATIVIDADE 4 – construção do transferidor (ideia de ângulo associada ao giro: ½ giro, ¼ de giro, ¾ de giro, entre outros) 
ATIVIDADE 5 – Jogo do Ânguloteria – página 11 a 22   – estimativa da medida de ângulos, vocabulário, aplicabilidade e construção . Ex: qual é o maior número de ângulos agudos de um quadrilátero?
ATIVIDADE 6 – rota do percurso (sequência de comandos) – tartaruga com especificidade para ângulos – medidas e lateralidade. Ex: avance 5 cm gire 120° para a esquerda (malha quadriculada)
Estratégia: vídeo: Mão na Forma – programa 5 nas malhas da geometria www.tvescola.mec.gov.br   ( 10’)
Ângulos
<http://web.educom.pt/escolovar/mat_geometri_angulos.htm>;
<http://www.apm.pt/nucleos/porto/paginas/UGSPCMD/htm/mario_e_joaquim/04.htm>.
3)                 Avaliação
Propor aos alunos a elaboração de uma produção (narrativa ou representação) das ideias apresentadas, analisadas e adquiridas pela Situação de Aprendizagem.
Espera-se que o aluno consiga estimar visualmente a medida de um angulo, utilizar o transferidor para construir e medir ângulos, utilizar os demais instrumentos geométricos em situações-problema relacionadas com ângulos e, se possível, que tenha ampliado de forma significativa seu vocabulário geométrico com palavras como ângulo agudo, obtuso, reto, raso, ângulos complementares, suplementares, entre outros.

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